quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Humanismo

Principais autores



Fernão Lopes
· Biografia (vida)
· Bibliografias (obras)
Gil Vicente
· Biografia (vida)
· Bibliografias (obras)


Fernão Lopes
(biografia)




O mais importante prosador medieval português era de família humilde , e não se conhecem , as datas de seu nascimento e morte ; ele viveu por volta de 1380 a 1460 . São atribuídas a Fernão Lopes as seguintes Crônicas de D. Pedro , Crônica de D.Fernão , Crônica de D. João I ( 1a. e 2a. partes ) .

Apesar de exercer atividades de cronista desde muitos anos , só em 1434 ele é oficialmente encarregado pelo rei D. Duarte de "pôr em crônica as histórias dos reis que antigamente foram em Portugal ", além dos feitos de D. João I .

Embora seja considerado o pai da historiografia portuguesa pelo alto nível de sua obra comparativamente às de outros cronistas , deve-se considerar que muitas obras dessa época desapareceram , não nos permitindo verificar hoje até aonde vai a dívida de Fernão Lopes para com seus antecessores , cujos escritos ele certamente conheceu .

Por outro lado , é inegável seu espírito de objetividade e justiça na análise de documentos históricos , que ele , como guarda-mor dos arquivos do Estado , podia consultar . Muito cauteloso ao confrontar textos , ao interpretar episódios , ao apreciar fatos , Fernão Lopes nos deixou uma lição de ponderação diante da História que até hoje continua válida .

Contemporâneo da ascensão da dinastia de Avis ao trono , sentiu de perto a força do povo nas lutas pela liberdade e, ao escrever suas crônicas , não esqueceu de considerar esse aspecto no processo do desenvolvimento histórico . Aliás , Fernão Lopes manifesta uma visão bastante moderna da História : contrariamente a outros autores medievais , para ele a história de um povo não era constituída apenas pelas façanhas dos reis e cavaleiros , mas também por movimentos populares e forças econômicas . Procurando reconstituir todo o clima das épocas tratadas , descreveu não só o ambiente das cortes mas também as aldeias , as rebeliões das ruas ao lado dos combates dos exércitos , o sofrimento das cidades sitiadas , as alegrias das vitórias , as festas e as dores . O seu interesse pelo lado humano dos fatos que determinam a História é evidente , não poupando , inclusive , críticas a reis e nobres .

Para transmitir essa visão de conjunto , Fernão Lopes desenvolveu dotes de verdadeiro escritor , para que os acontecimentos narrados , de acordo com sua importância , fossem organizados num todo coerente . E as suas crônicas revelam claramente essas qualidades , deixando também perceber a influência das leituras das novelas de cavalaria , tão populares nesse tempo . De modo geral , destacam-se na sua prosa : grande habilidade na estruturação de cenas e na descrição de movimentos de massa ; uso adequado de diálogos que transmitem vivacidade à narrativa ; interesse na análise psicológica das personagens enfocadas ; linguagem bem trabalhada e pessoal ,onde não são raros os termos populares .

Além disso , suas crônicas assumem um tom épico , pois ele se irmana ao povo português oprimido ao narrar suas lutas , sacrifícios e vitórias . Em sua obra , a nota de ardente nacionalismo se faz ouvir claramente , e mesmo tratando de reis é o povo português que se destaca , na luta contra a opressão dos senhores feudais ou contra os castelhanos em defesa de sua autonomia .
Todas essas características , tanto historiográficas como artísticas , fazem de Fernão Lopes uma figura destacada na literatura portuguesa e seguramente o melhor prosador medieval .

Fernão Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário